O termo Saúde Mental, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) não tem uma definição oficial, mas está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.
Diariamente, vivenciamos uma série de emoções, boas ou ruins, mas que fazem parte da vida, como a alegria, a felicidade, a tristeza, a raiva, a frustração e a satisfação, e o desequilíbrio dessas emoções é o que facilita o surgimento de doenças mentais.
Podemos dizer que a saúde mental contempla, entre tantos fatores, a nossa capacidade de sensação de bem-estar e harmonia, a nossa habilidade em manejar de forma positiva as adversidades e conflitos, o reconhecimento e respeito dos nossos limites e deficiências, nossa satisfação em viver, compartilhar e se relacionar com os outros. Portanto, como lidamos com essas emoções é o que determina como está a qualidade da nossa saúde mental.
A saúde mental é fundamental para nossa habilidade coletiva e individual, como humanos, de pensar, se emocionar, interagir uns com os outros, ganhar a vida e aproveitar a vida. Com base nisso, a promoção, proteção e restauração da saúde mental podem ser consideradas como uma preocupação vital de indivíduos, comunidades e sociedades em todo o mundo.
Fonte: Albert Eistein - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira
Comments