Nossa Metodologia
A metodologia de trabalho da Psicol é inspirada em alguns autores que trazem uma nova abordagem para a educação e a compreensão do mundo:
Félix Guattari (filósofo e psicanalista), aborda a nossa compreensão como parte do meio em que vivemos, e como aprendemos e agimos sobre a problemática ambiental, tendo por base AS TRÊS ECOLOGIAS (1990): a do meio ambiente, a das relações sociais e a da subjetividade humana (mental).
Pierre Weil (educador e psicólogo) é autor de A ARTE DE VIVER EM PAZ (1990), obra recomendada pela UNESCO e de contribuição da UNIPAZ que visa desenvolver, em cada um de nós, a paz na relação consigo mesmo (ecologia interior) e, a partir daí, a paz na relação com os outros (ecologia social) e com a natureza (ecologia ambiental).
Daniel Goleman e Peter Senge trazem em O FOCO TRIPLO: UMA NOVA ABORDAGEM PARA A EDUCAÇÃO (2015) três conjuntos de habilidades cruciais para se orientar em um mundo acelerado de distrações crescentes e envolvimento interpessoal ameaçado: o foco interno, em nós mesmos; o foco no outro, de sintonia com outras pessoas e o foco externo, para compreender o mundo de forma mais ampla.
O que dizem sobre nossa metodologia
PILARES METODOLÓGICOS DA PSICOL
Nossa metodologia é baseada em TRÊS PILARES/DIMENSÕES: Intrapessoal, Interpessoal e Sistêmica, e traz as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mundo atual como a autoconsciência, a empatia e o entendimento da nossa relação com o mundo, sendo assim possível melhorar o desempenho acadêmico e profissional, o desenvolvimento pessoal e os relacionamentos.
Embora as 3 dimensões possam ser abordadas individualmente e em qualquer ordem, as dimensões Interpessoal e Sistêmica estão, em grande medida, apoiadas na dimensão Intrapessoal.
As três dimensões
Dimensão Intrapessoal
Reconhecer e identificar emoções, conectar tais emoções a contextos maiores incluindo nossas necessidades, desenvolver discernimento em relação aos efeitos das emoções, navegar nas emoções de forma saudável e ter a capacidade de se autorregular são algumas habilidades que podem ser desenvolvidas na DIMENSÃO INTRAPESSOAL.
Através dos programas e projetos desta dimensão, os indivíduos podem evitar comportamentos reativos e impulsivos que são potencialmente perigosos. Ao mesmo tempo que se cultiva a tranquilidade mental necessária para tomar decisões que estejam alinhadas com seus interesses de longo prazo. Essas são habilidades fundamentais para que possamos florescer como seres humanos.
Dimensão Interpessoal
Por sermos seres sociais por natureza, a habilidade de manter relações positivas com outras pessoas é também de muita importância para o ser humano. Embora essa habilidade tenha sido considerada como condição inata e imutável, pesquisas têm sugerido que traços pró-sociais podem ser fortalecidos por meio da aprendizagem, reflexão, e outras práticas intencionais dentro da DIMENSÃO INTERPESSOAL.
Os resultados desse tipo de treinamento compreendem mudanças mensuráveis no cérebro, no corpo, e no comportamento, com ganhos no bem-estar físico, mental e social.
Dimensão Sistêmica
Não interagimos apenas um com o outro de forma individual. Em um mundo cada vez mais complexo, global e interdependente, é importante que uma tomada de decisão responsável seja baseada na compreensão dos sistemas mais amplos em que vivemos e que novas maneiras de pensar e solucionar problemas, de forma colaborativa, interdisciplinar e orientada para o pensamento sistêmico, sejam desenvolvidas nessa DIMENSÃO SISTÊMICA.
O pensamento sistêmico representa uma nova maneira de resolver problemas, especialmente relevante para o mundo moderno. Ao invés de reduzir situações complexas a um único problema e tentar resolver esse problema isoladamente, o que muitas vezes é ineficaz ou efetivo apenas no curto prazo, o pensamento sistêmico é um modo de investigação contextualizada que busca compreender as complexas relações causais subjacentes aquele determinado problema.